O caminho até ser um Magistrado!

O magistrado pode ser funcionário do estado ou da união, depende da escolha da carreira. O magistrado pode ser um juiz especializado, como juiz eleitoral, trabalhista ou militar, ou atuar na justiça comum. Em qualquer caso, no entanto, a rotina do trabalho vai abordar a realização de audiências, tomada de decisões, análise de processos, emissão de despachos e também atendimento a advogados.

O magistrado poderá trabalhar nas conhecidas "varas da justiça", em grandes metrópoles, poderá trabalhar em varas específicas, como a Vara Cível, de Família ou Criminal, entre outras.

Uma dos fatores bem atraentes da carreira é a remuneração, onde o salário inicial pode ultrapassar 20 mil reais. Este salário requer do concursado total dedicação, discernimento e atenção. O motivo é que a Justiça brasileira, em todas as instâncias está sobrecarregada, com um número excessivo de processo. Além disso, existe como questão a responsabilidade de decisão ao proferir sentenças, atendendo a decisão que melhor puder trazer a justiça a qualquer conflito de interesse. Ou seja, o candidato que pensa neste concurso precisa ter um grande preparo e bagagem profissional para atuar com retidão em sua carreira.

O que é preciso para ser um magistrado?

Como citamos anteriormente o magistrado precisa de uma boa bagagem profissional, logo para ser magistrado além de ser formado em direito é necessário três anos de experiência profissional na área jurídica, antes de prestar um concurso público para magistrado.

Como se percebe, é um longo caminho, são 8 anos de dedicação até que você possa fazer o concurso, sendo 5 anos de graduação e três anos de experiência profissional, além do tempo que você precisa se dedicar aos estudos para a preparação adequada para o concurso, onde serão cobradas provas orais e escritas.

Você pensa que acabou os estudos? Não acabou não! Após ser aprovado o profissional terá que frequentar uma escola de magistratura, onde vai aprender os aspectos técnicos da profissão e assim pode´ra se desenvolver em áreas específicas.

O início da carreira será como juiz substituto, atuando em cidades menores, junto com um juiz titular, onde vai adquirir experiência. Depois de pelo menos dois anos como juiz substituto, o magistrado poderá pedir a transferência até que consiga a promoção para juiz de Direito.

Juiz Federal ou Juiz de Direito?

Um Juiz Feral será responsável pelo julgamento de ações de ações em que a União ou suas autarquias e empresas públicas sejam, de alguma forma, interessadas. Além disso, o juiz federal também julga questões envolvendo crimes políticos, ou infrações praticadas em detrimento de interesses da união.

Juiz Estadual ou Juiz de Direito irá atuar na solução de conflitos de interesses entre pessoas físicas, poder público e de empresas.

Todo profissional formado em direito possuí chances de aprovação nos concursos para a magistratura, por tanto que se dedique aos estudos. Sendo bastante otimista, o candidato que se dedicar pelo menos dois anos ao estudo para o concurso já terá chances consideráveis.

O maior desafio do candidato são são os estudos, uma vez que o candidato terá que estudar ao menos 14 disciplinas, são elas:

• Direito Administrativo
  • Direito Ambiental
  • Direito Civil
  • Direito Constitucional
  • Direito de Proteção ao Consumidor
  • Direito Econômico
  • Direito Empresarial
  • Direito Financeiro
  • Direito Internacional Público e Privado
  • Direito Penal
  • Direito Previdenciário
  • Direito Processual Civil
  • Direito Processual Penal
  • Direito Tributário

Lembramos que o candidato não depende só de ser um bom advogado, ser disciplinado e estudioso, o mesmo deverá ter discernimento para atender o que deve ser justo e correto.