“STJ é importante parceiro da advocacia”, diz presidente da OAB

“STJ é importante parceiro da advocacia”, diz presidente da OAB

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, participou nesta segunda-feira (07), da sessão solene em comemoração aos 25 anos do Superior Tribunal de Justiça (STJ), instalado oficialmente no dia 7 de abril de 1989. O presidente do STJ, ministro Felix Fisher, presidiu a solenidade.

“Mais do que para prestar a homenagem dos 800 mil advogados brasileiros à passagem dos 25 anos de instalação do STJ, a OAB faz-se aqui presente para renovar o compromisso da advocacia por um diálogo em favor do aprimoramento do sistema judicial e da evolução do Estado Democrático de Direito”, destacou o presidente da entidade.

Em seu discurso, Marcus Vinicius lembrou dos cinquenta anos do golpe militar, que instaurou um regime de exceção no país e por a oportunidade é especial para ser renovado o compromisso instituído pela Constituição Federal de 1988.

Ele recordou que a Constituinte foi uma das principais bandeiras da OAB e que o ex-presidente da OAB Nacional 1981 e 1983 e deputado constituinte, Bernardo Cabral empenhou-se na Comissão de Sistematização, pela criação do STJ.

Furtado falou, também, sobre a recente assinatura do termo de cooperação técnica entre as Ouvidorias do STJ e do Conselho Federal da OAB. “O acordo viabiliza um importante canal de diálogo entre as instituições acerca de eventuais deficiências e possíveis soluções na prestação do serviço jurisdicional”.

Além de ex-ministros do STJ e autoridades dos três poderes, participaram da solenidade o vice-presidente o Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski; o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros; o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Fonte: OAB

Deixe um comentário